BEHAVIORISMO (2): COMPORTAMENTO OPERANTE
TEXTO COMPLEMENTAR (ANTIGA APRESENTAÇÃO INTERATIVA)
Tipos de reforços
O ato de reforço previsto no condicionamento operante pode ser “positivo” ou “negativo”. Embora esses termos possam dar a entender que o reforçamento positivo é “agradável” e o negativo é “desagradável”, a verdade é que essa compreensão não passa de um equívoco.
O termo positivo (+), no behaviorismo, indica apenas que uma variável foi adicionada. Inversamente, o termo negativo (-) indica que uma variável foi subtraída.
Reforço positivo
No processo de reforço positivo, uma variável apetitiva (i.e., que é de interesse para o organismo) é adicionada ao contexto em que o reforçamento deve acontecer.
Exemplo: um estudante tímido aceita ir ao quadro resolver um problema proposto pelo professor, para aumentar as chances desse comportamento se repetir no futuro, o professor elogia a atitude do estudante. O elogio é a variável apetitiva adicionada (+) pelo professor.
Reforço negativo
No processo de reforço negativo, uma variável aversiva é removida do contexto em que o reforçamento deve acontecer.
Exemplo: alguém está calçado com sapatos muito justos. Após algumas horas de uso, os pés incham um pouco e as dores provocadas pelos sapatos aumentam. Ao retirar os sapatos apertados dos pés, a pessoa se sente aliviada. Isso indica que uma variável aversiva (os sapatos incômodos) foi subtraída da situação, por isso dizemos que o reforço foi negativo (-), e o comportamento reforçado foi o de retirar dos pés calçados muito justos.
Extinção operante
O processo de extinção operante é aquele que ocorre quando um comportamento que já foi reforçado deixa de sê-lo. A ausência de consequências reforçadoras faz com que o comportamento se torne menos e menos frequente, levando-o à extinção.
Isso acontece porque quando um comportamento deixa de ter consequências reforçadoras, ele “deixa de compensar” e o organismo se torna cada vez menos propenso a se engajar nesse comportamento.
Punição positiva
Na punição positiva, uma variável aversiva é adicionada ao contexto em que a situação de punição se efetivará.
Exemplo: uma criança começa a falar palavras feias em uma situação pública e recebe um beliscão da mãe. O beliscão foi a variável aversiva adicionada (+) pela mãe para punir o comportamento do filho.
Punição negativa
Na punição negativa, uma variável apetitiva é subtraída do contexto em que a punição ocorre.
Exemplo: uma criança começa a falar palavras feias em uma situação pública e sua mãe decide jogar fora o sorvete que a criança está tomando. Ao jogar fora o sorvete, a mãe está subtraindo (-) uma variável apetitiva para punir o comportamento do filho.
A eficácia da punição, contudo, foi posta em dúvida por Skinner.
“A longo prazo, a punição, ao contrário do reforço, funciona com desvantagem tanto para o organismo punido quanto para a agência punidora. Os estímulos aversivos necessários geram emoções, incluindo predisposições para fugir ou retrucar, e ansiedades perturbadoras. [...] Mais recentemente, levantou-se também a suspeita de que a punição não faz, de fato, aquilo que se supõe que faça. Um efeito imediato na redução de uma tendência a se comportar é bastante claro, mas isso pode ser enganador. A redução da frequência pode não ser permanente.”
Skinner em “Ciência e Comportamento Humano” - p. 199.
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Obras recomendadas:
“Pontos de Psicologia Escolar”, de Célia Silva Guimarães Barros.
“Psychology of Learning for Instruction”, de Marcy P. Driscoll.
“Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo”, de Nelson Piletti e Solange Rossato.
“Ciência e Comportamento Humano”, 2. ed., de Frederic Skinner.
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Ananda Santos Melo
Boa tarde,
Gostaria de agradecer por todo conteúdo que vocês proporcionaram, ajudou-me bastante.Curtir 0 -
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vitoria
As aulas e os conteudos escritos sao realmente muito bons!! Mt obrigada por proporcionar conteudo didatico e de qualidade
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Gerson
Muito bem explicado, facilita muito à compreensão de um assunto tão complexo. Parabéns!!
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